Blog
Share:

Dicas para escolher os móveis da cozinha

November 09, 2022
pregoemartelo.com.br
pregoemartelo.com.br
JDias
Share:

Está a pensar em trocar de cozinha ou vai inaugurar uma casa nova e precisa de mobiliá-la?


Ao escolher uma cozinha, deve-se ter em mente que o resultado dependerá basicamente de duas coisas: o planeamento e a escolha do mobiliário.


Só a integração de funcionalidade e estética fará da sua cozinha um local perfeito.

Por isso, confira dicas para escolher os móveis de cozinha ideais para as suas necessidades, sem perder o conforto nem a beleza e, claro, sem lhe custar um braço e uma perna.


Cuidado com a escolha das cores.

Ninguém diz que não pode colocar as cores dos móveis e paredes do seu agrado, mesmo os acessórios e utensílios de cozinha, mas para que fique bem é preciso prestar muita atenção às combinações, dimensões da sala e a iluminação do espaço.

Porque se colocar cores mais escuras ou muito vivas numa cozinha que seja pequena ou mal iluminada, vai dar a sensação de ser ainda menor.

Algumas das cores tendência deste ano, além das cores Pantone, são os vermelhos, violetas, azuis ou laranjas e, claro, os acabamentos sempre recorrentes em madeira.


Acessibilidade e distribuição da cozinha.


Da mesma forma que é necessário um espaço de trabalho adequado, também deve ser tida em consideração a acessibilidade de cada um dos elementos da nossa cozinha.

E quando nos referimos à distribuição dos móveis, uma das regras mais comuns é seguir a regra do triângulo do trabalho, desenhada para que o movimento entre o forno, o frigorífico e a pia sigam uma linha paralela. Os melhores layouts de cozinha, para seguir esta regra, são em forma de “I” e “L”.

Embora seja verdade que a distribuição é algo muito importante, quando se pensa em quais móveis de cozinha são mais ou menos convenientes para nós, temos que pensar na acessibilidade deles. O que significa isto?

Vamos pensar, por um momento, sobre a nossa altura, somos altos ou baixos?


Esta questão, que parece não ser importante, deve mudar o nosso conceito sobre a prioridade nos módulos inferior e superior do móvel.


Devemos também ter em consideração, especialmente quando já estamos a atingir uma certa idade, que curvar-se pode ser muito incômodo.


Nesse aspecto, é preciso pensar em escolher móveis de cozinha que facilitem a sua vida.


Escolha bem a bancada.


Os materiais como madeira e granito oferecem resultados muito bonitos mas requerem um pouco de cuidado, por isso se não tem vontade ou não se adequa às suas necessidades, é melhor optar por outros materiais como o granito ou quartzo.


Ah! As bancadas “Silestone” também têm um aspecto muito bom: limpam-se maravilhosamente e vão dar um aspecto muito elegante à sua cozinha, claro, evidentemente o preço desse material é mais alto, mas se possuir condições financeiras mais favoráveis, vale a pena pensar nesta opção.


Tenha também em consideração os eletrodomésticos que irá escolher para a sua cozinha.


Um elemento chave na sua cozinha são estes aparelhos que irão tornar a sua vida mais fácil. É importante que mantenha a ventilação e verifique todas as instalações: água, energia, gás…


Afinal não queremos sustos desagradáveis!

E, claro, escolha sempre eletrodomésticos eficientes, que privilegiam a economia energética, com os quais você vai economizar energia e dinheiro, e que estão longe de serem incompatíveis com o bom design.


Madeira não pode faltar.


A madeira é um material que deve estar sempre presente na sua cozinha de alguma forma.

A nossa recomendação é a sua utilização em bancadas ou na ilha central, pois são pontos chave que vão dar calor ao espaço, e realçar a luminosidade.


Prateleiras, armários, bancadas, etc, são um recurso sempre muito útil e funcional em qualquer cozinha.


Aproveite cada espaço útil.


Se você tem uma cozinha minúscula, esta dica salvará sua vida.


É que às vezes esquecemos o quanto as paredes vazias têm a oferecer. Sim, aqueles espaços próximos ao exaustor ou acima da pia.


Basta colocar três nichos elegantes para já ganhar o triplo do espaço de arrumação onde pode colocar, por exemplo, o seu jogo de mesa, conjunto de café, os copos ou os potes de massa e vegetais para os ter sempre à mão.


Outra opção é instalar ganchos, onde você pode pendurar potes, panelas e acessórios de cozinha.


Como escolher o mobiliário de cozinha certo.


Opte por aberturas práticas que se adaptam à sua cozinha porque, cuidado, a simples escolha de abrir as portas do armário pode lhe custar muito espaço desperdiçado.


Não tenha pressa na escolha dos puxadores, eles podem ser o elemento mais estiloso na decoração da sua cozinha.


Além disso, se você tiver uma cozinha pequena, pode tentar aumentar a capacidade dos seus móveis escolhendo os mais altos (por exemplo, até o teto).


Ou, se quiser dar uma sensação mais espaçosa, opte por portas com vidro translúcido.

E um último aspecto a ter em conta, neste caso para o interior dos seus armários e gavetas, não se deixe invadir pela desordem e arrume umas panelas, talheres, pratos, práticos, porém, muito bonitos.


A cozinha atualmente é muito mais que um mero espaço funcional, tornando-se hoje um grande espaço de convivência e socialização, responsável por reunir as pessoas.

Quando o assunto é decoração não há regras e limites, a cozinha pode seguir muitos estilos, dependendo da sua criatividade.


É possível explorar de diversos formatos e muitas cores, deixando o ambiente mais confortável e sofisticado para reunir todo mundo e preparar excelentes refeições juntos.

Share:

Recent articles

Do you want to renovate your home? We can help you!
If you want a quote, send us a message.

Follow us on social networks